Twitter

sábado, 16 de agosto de 2014

Popeye (1980) - Robert Altman)

Popeye (AVi) - Legendado/Dublado

Sinopse: Rabugento e viciado em espinafre, o marinheiro Popeye (Robin Williams) aporta em "Sweetheaven", onde conhece e se apaixona pela doce Olívia Palito (Shelley Duvall) e ganha um inimigo, o pirata Brutus (Paul L. Smith). Procurando por seu avô, Popeye acaba encontrando um bebê abandonado, Gugu.

















Ficha do Filme:
Título no Brasil    Popeye
Título Original    Popeye
Ano de Lançamento    1980
Gênero    Aventura
País de Origem    EUA
Duração    114 minutos
Direção    Robert Altman

Dados do Arquivo (Legendado):
Tamanho: 705 Mb
Formato: AVi
Codec de Vídeo: XviD
Codec de Áudio: MP3
Qualidade: DVDRip
Áudio: Inglês
Legendas: Português

BAIXAR FILME          
LEGENDA          

TORRENT      
Se for baixar por torrent, utilize as legendas acima e as renomeie.  

Dados do Arquivo (Dublado):
Tamanho: 700 Mb
Formato: AVi
Codec de Vídeo: XviD
Codec de Áudio: MP3
Qualidade: DVDRip
Áudio: Português
Legendas: S/L

            
BAIXAR FILME                              

Elenco:

Robin Williams
(Popeye)
Shelley Duvall
(Olivia Palito)
Ray Walston
(Vovô Popeye)
Paul L. Smith
(Brutus)












Paul Dooley (Dudu)
Richard Libertini (George W. Geezil)
Peter Bray (Oxblood Oxheart)
Linda Hunt (Senhora Oxheart)
Donald Moffat  (Coletor de Impostos)
MacIntyre Dixon (Cole Palito)
Roberta Maxwell (Nana Palito)
Donovan Scott (Castor Palito)
Bill Irwin (Ham Gravy)
Wesley Ivan Hurt (Gugu)
Dennis Franz (Spike)

Curiosidades:
- No Brasil, o filme foi lançado em VHS pela Abril Vídeo, no ano de 1989, dublado pelo estúdio S&C Produções Artísticas (São Paulo, com Nelson Machado dublando a voz de Robin Williams (Popeye), e Noeli Santisteban a voz de Shelley Duvall (Olívia). Quando foi exibido pela Rede Globo, era com uma dublagem da Herbert Richers, que trazia o mesmo dublador do Popeye em seus desenhos, Orlando Drummond, dublando Robin Williams, e Miriam Ficher dublando Shelley Duvall, além de alguns outros dubladores que também davam voz às personagens na versão em desenho animado.
- Na dublagem para VHS, o bebê "Swee'Pea" foi chamado de "Zezé" em vez de "Gugu" (o que não é totalmente errado, pois o personagem já havia sido chamado assim em algumas das primeiras traduções dos quadrinhos do Popeye); apesar disso, na versão do VHS a voz do dublador Nelson Machado se adequava melhor ao ator Robin Williams, enquanto na versão para TV, a voz de Orlando Drummond fica um pouco mais grossa do que a do ator, combinando mais com o "Popeye animado" que aparece na abertura do filme.

Elenco da 1a. dublagem para VHS (Estúdio:S&C)
:
Popeye (Nelson Machado)
Olívia Palito (Noeli Santisteban)
Brutus (Antônio Moreno)
Dudu (Francisco Borges)
Vovô Popeye (Waldir de Oliviera)
Cole Palito (Marcos Lander)
Nana Palito (Márcia Gomes)
Castor Palito (Orlando Viggiani)
Geezil (ou Sr. Jacó): (Ézio Ramos)
Cobrador de Inpostos (Eleu Salvador)

Elenco da Herbert Richers (para TV)
Popeye (Orlando Drummond)
Olivia Palito (Miriam Ficher)
Brutus (André Luiz Chapéu)
Dudu (Silvio Navas)
Vovô Popeye (Antonio Patiño)
Nana Palito (Sônia Ferreira)
Cole Palito (Ronaldo Magalhães)
Castor Palito (Manolo Rey)
Geezil (José Santa Cruz)
Oxblood Oxheart, o Lutador (Luiz Brandão)
Cobrador de Impostos (Jomery Pozzoli)

- Popeye foi uma produção conjunta da Paramount Pictures (distribuidora/produtora dos desenhos de Popeye durante o período de 1933-57) e a Walt Disney Productions (Antigo rival do Popeye e antigo rival do Mickey Mouse). O filme foi realizado em Malta, na vila de Mellieħa no noreste da costa da ilha. O cenário é agora uma atração turística conhecida como a Vila Popeye.
- A cidade de Sweethaven, onde mora a família de Olivia Palito, o seu namorado original Ham Gravy e uma infinidade de personagens secundários das tiras, aparecem no filme. O irmão de Olívia, Castor, tem uma importante participação no filme. Popeye é mostrado como detestando espinafre, o que gerou algumas críticas mas que pelas primeiras tiras não seria incorreto: o amor de Popeye pelo espinafre ficou mais acentuado com o passar do tempo e principalmente, nos desenhos animados.
- Robin Williams teve de dublar várias de suas próprias falas, pois os resmungos característicos que Popeye costuma fazer haviam ficado inaudíveis nas filmagens.
- A maquiagem dos músculos ampliados dos braços de Robin Williams não ficou pronta antes do começo das filmagens, daí em algumas cenas Popeye usar blusas de mangas compridas.
- Na cena em que Ray Walston joga uma lata de espinafre para Robin Williams, ele o fez com muita força e acaba machucando a cabeça de Williams. As filmagens ficaram interrompidas por algumas semanas.
- Próximo ao final do filme, Popeye esmurra um polvo gigante que voa para longe. O efeito é pobre, justificado pelo término do dinheiro da produção.
- No início do filme é mostrado uma abertura animada, dos antigos desenhos do Popeye, durante esta cena houve-se a típica risada do personagem ("A-gah-gah-gah-gah-gah-gah!!!") e em seguida o mesmo aparece na janela do seu navio, e diz: "Hey! What is this, one of Bluto's tricks?! I'm in the wrong movie!" ("Ei, mas o que é isso? Algum truque do Brutus? Eu estou no filme errado?!").
- Os papeis de Popeye e Olivia Palito foram pensados inicialmente para Dustin Hoffman e Gilda Radner. Hoffman não aceitou o roteirista, Jules Feiffer. E Radner não conseguiu o papel porque Robert Altman preferiu Shelley Duvall. Lily Tomlin também foi sondada. Wesley Ivan Hurt, a criança que interpreta Gugu, é neto de Robert Altman.




 

2 comentários: