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domingo, 19 de maio de 2013

Europa - 1991 - Lars von Trier

Europa (AVi) - Legendado


SinopseAlemanha, 1945. Recém-derrotados pelos Aliados, o país está destruído e o povo, em condições miseráveis.

As tropas americanas começam a desmilitarizar o país e a capturar os colaboradores do Partido Nazista, enquanto enfrentam o ataque furtivo dos "Lobisomens", um grupo terrorista que resiste à ocupação.
No meio desta guerra, chega Leopold Kessler, um jovem idealista americano de ascendência alemã que vai trabalhar na Zentropa, a empresa ferroviária que se torna um dos pivôs da luta entre americanos e "Lobisomens".
Os dois lados querem tirar vantagem do jovem Kessler, que, na tentativa de manter-se neutro, põe à prova seus ideais e expõe a complexidade do problema político do pós-guerra e o choque cultural entre europeus e americanos neste grande e importante filme de Lars von Trier, um diretor a frente de seu tempo.


Ficha do Filme:
Título no Brasil: Europa
Título Original: Europa
País de Origem: Dinamarca, Suécia, França, Alemanha, Suíça
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 111 minutos
Ano de Lançamento: 1991
Site Oficial: http://www.viipillars.com/europa
Estúdio/Distrib.: 
Direção: Lars Von Trier

Dados do Arquivo:
Formato: AVI
Qualidade de Vídeo: DvdRip
Tamanho: 701 Mb
Codec de Video: XviD
Codec de Áudio: MP3
Qualidade de Áudio: 10
Qualidade de Vídeo: 10
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Cor: Preto e Branco


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Elenco:
Jean-Marc Barr ... Leopold Kessler
Barbara Sukowa ... Katharina Hartmann
Udo Kier ... Lawrence Hartmann
Ernst-Hugo Järegård ... Uncle Kessler
Erik Mørk ... Pater
Jørgen Reenberg ... Max Hartmann
Henning Jensen ... Siggy
Eddie Constantine ... Colonel Harris
Max von Sydow ... Narrator (voz)
Benny Poulsen ... Steleman
Erno Müller ... Seifert
Dietrich Kuhlbrodt ... Inspector
Michael Phillip Simpson ... Robins
Holger Perfort ... Mr. Ravenstein
Anne Werner Thomsen ... Mrs. Ravenstein 

Premiações:
FESTIVAL DE CANNES 1991
Ganhou
Melhor Contribuição Artística
Grande Prêmio do Júri

Crítica
Este é o último filme da primeira “trilogia” de Lars von Trier. As aspas se devem ao fato de que EUROPA e seus dois antecessores, O ELEMENTO DO CRIME e EPIDEMIC não são filmes realmente dependentes entre si, de modo que dá pra assistir qualquer um deles sem sequer ter ouvido falar do outro. EUROPA foi também a produção que tornou reconhecido e cultuado o trabalho do diretor. Talvez o que mais chama a atenção seja a forma de narrativa curiosa que é utilizada, com o personagem Leonard Kessler contando de forma quase que assustadora o que virá a seguir, ou usando desse mesmo suspense até quando fala de si mesmo, de coisas que fez, que está sentindo, etc.
O que será que a platéia imaginou ao ver aquela contagem regressiva no início da sessão, com os trilhos passando à toda velocidade no que parecia a imagem de uma câmera instalada na parte frontal inferior de um trem? Provavelmente um filme assustador, ou extremamente cruel. Uma violência mais psicológica do que física.
Não chega a estranhar que EUROPA tenha promovido Lars von Trier a um quase-Deus do cinema europeu. A ousadia nele embutida o torna único e interessante, e o faz um precursor de uma nova maneira de se fazer cinema, que depois viria a incluir novidades na forma de filmar, na iluminação e na edição, o que acabou culminando no movimento Dogma 95, que tem o filme OS IDIOTAS, também de von Trier, como um de seus principais ícones.


3 comentários:

  1. Um cineasta que me pareceu muito bom, a despeito de sua opção "nacionalista alemão". O filme é bem diferentão, filmado em preto e branco na maioria das cenas, algumas situações mostradas em cores, que são as partes que o narrador parece gostar mais da estória, logicamente que é quando está com sua amada rebelde "lobsomem". Trabalha muito bem com a narrativa e com as câmeras, produzindo um efeito assustador e sombrio o filme todo. Ficamos presos ao desenvolver da estória, sempre aguardando pelo que vem a seguir, isso mostra também um bom roteiro. Sendo um adepto ao nacionalismo alemão, o diretor pôs isso muito claro no filme. Começa com um alemão voltando dos EUA do pós-guerra e se deparando com uma Alemanha totalmente destruída e ocupada. Com o objetivo idealista de ajudar a reerguer sua nação, aos poucos ele vai entendo que a guerra, mesmo velada, ainda prossegue com os tais rebeldes terroristas "Lobsomens". Mostra no filme que o nacionalismo alemão ainda continua vivo mesmo pós guerra, ainda que massacrados e espezinhados pelos aliados. A narrativa do filme faz parecer que alguém está sendo hipnotizado, como que para lembrar de uma época traumática. Para os alemães sim, essa foi uma história devastadora em sua auto-estima. O protagonista Leo se mostra inclinado a ajudar os aliados, mas por causa de sua amante, e ao mesmo tempo pressionado por militares, papel do general aliado Alex, sucumbe à grande pressão entre seguir o coração, sua amante rebelde, ou seguir o que ele acha ético, com os aliados. Como verão essa indecisão pode até matar, e mata mesmo muitos durante o filme. Vale a pena ver, especialmente pela simplicidade dos efeitos lembrando filmes dos idos 1920, Metropolis, Aurora, Chaplim.

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  2. Oie! Legenda com problema, tem como arrumar? Obrigada!

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