Sinopse: Em Roma Marcello Rubini (Marcello Mastroianni) é um jornalista que escreve fofocas para os tablóides sensacionalistas. Ele anseia ser um escritor sério mas, como tantos, nunca consegue escrever qualquer coisa mais profunda além do que ele normalmente escreve para viver. Em uma boate Marcello conhece uma herdeira rica, Maddalena (Anouk Aimée), que sofre por sentir um enorme tédio pois tudo a chateia, e ela constantemente está à procura de excitações novas. Juntos pegam uma prostituta e passam a noite fazendo um menage à trois no quarto da meretriz. Quando Marcello volta para casa encontra sua costumeira amante, Emma (Yvonne Furneaux), que tinha tomado uma overdose de pílulas para dormir. Marcello se apressa em levá-la até o hospital onde ele fica seguro que Emma se recuperará, apesar dela estar ainda muito deprimida. Marcello então corre para cobrir no aeroporto a vinda de Sylvia Rank (Anita Ekberg), uma nova atriz de Hollywood. Logo Marcello fica mais íntimo de Sylvia e é tudo que ele deseja, pois está totalmente fascinado pela beleza dela. Assim percorrem juntos os pontos turísticos de praxe, como a Praça de São Pedro, as Termas de Caracalla e a Fonte de Trevi, onde ela resolve tomar um banho com roupa enquanto Marcello tentava achar leite para um gatinho, que Sylvia tinha visto nas ruas. Ao retornar Marcello vê Sylvia se banhando e se deslumbra, principalmente quando ela o convida para tomar banho com ele. Mas ao voltarem da fonte a situação fica desagradável, pois Robert (Lex Barker), o noivo de Sylvia, a esbofeteia e faz o mesmo com Marcello, que não revida.
Ficha do Filme:
Título no Brasil: A Doce Vida
Título Original: La dolce vita
Ano Lançamento: 1960
Gênero: Comédia / Drama
País de Origem: Itália / França
Duração: 174 minutos
Estúdio/Distrib.: Versátil Home Vídeo
Direção: Federico Fellini
Dados do Arquivo:
Tamanho: 1,37 Gb
Formato: AVi
Codec de Vídeo: XviD (MP4)
Codec de Áudio: AC3
Qualidade: DVDRip
Cor: Preto e Branco
Áudio: Italiano
Legendas: Português
BAIXAR FILME
LEGENDA
TORRENT
Para o torrent utilize as legendas acima.
Elenco:
Marcello Mastroianni (Marcello Rubini) |
Anita Ekberg (Sylvia) |
Anouk Aimée (Maddalena) |
Yvonne Furneaux(Emma) |
Magali Noël (Fanny)
Alain Cuny (Steiner)
Annibale Ninchi (Il padre di Marcello)
Walter Santesso (Paparazzo)
Valeria Ciangottini (Paola)
Riccardo Garrone (Riccardo)
Evelyn Stewart (Debuttante dell'anno)
Audrey McDonald (Jane)
Polidor (Pagliaccio)
Alain Dijon (Frankie Stout)
Mino Doro (Amante di Nadia)
Giulio Girola (Commissario di polizia)
Laura Betti (Laura)
Nico (Nico/A Própria)
Prêmios:
OSCAR - 1962
Ganhou
Melhor Figurino em Preto e Branco
Indicações
Melhor Diretor - Federico Fellini
Melhor Roteiro Original
Melhor Direção de Arte em Preto e Branco
BAFTA - 1961
Indicação
Melhor Filme
FESTIVAL DE CANNES - 1960
Ganhou
Palma de Ouro
Curiosidades:
- O produtor Dino De Laurentiis deixou o projeto após o diretor Federico Fellini se recusar a escalar o ator Paul Newman como o personagem Marcello Rubini.
- Depois que Federico Fellini rejeitou a idéia de Paul Newman para o papel principal, Dino De Laurentiis sugeriu Gérard Philipe. Ele achava que Marcello Mastroianni era "muito gentil e gentil; um homem de família, e não do tipo que joga mulheres na cama".
- Federico Fellini considerou Luise Rainer, Edwige Feuillère e Greer Garson para o papel de Nadia.
- A famosa cena na Fonte de Trevi foi filmada durante uma semana de março, quando as noites ainda estavam frias. Segundo Federico Fellini (em uma entrevista com Costanzo Costantini), Anita Ekberg ficou na água fria em seu vestido por horas sem nenhum problema. Marcello Mastroianni, por outro lado, teve que usar uma roupa de mergulho por baixo das roupas, e mesmo isso não foi suficiente. Ainda congelando, ele bebeu uma garrafa inteira de vodka, para ficar completamente bêbado enquanto filmava a cena.
- Ao filmar a famosa cena de Fontana di Trevi, o diretor Federico Fellini reclamou que a água na fonte parecia suja. Um representante do Scandinavian Airlines System (SAS) presente no tiroteio conseguiu fornecer à equipe do filme alguns dos marcadores de corante verde da companhia aérea (para uso em caso de um pouso de emergência no mar). Isso foi usado para colorir a água e o diretor ficou satisfeito.
- O filme e, especialmente, a cena final da praia foram inspirados no infame caso de assassinato de Wilma Montesi, de 1953. Montesi era uma italiana normal de uma família adequada. Seu corpo foi encontrado em uma praia perto de Roma. A investigação expôs as drogas e orgias sexuais da alta sociedade romana na época. O assassinato continua sem solução até de hoje.
- O filme contribuiu com o termo "paparazzo" para o idioma. O termo deriva do amigo fotógrafo de Marcello, Paparazzo. Federico Fellini adotou o nome "Paparazzo", como explicou em uma entrevista posterior, do nome de alguém que conheceu na Calábria (sul da Itália), onde os nomes gregos ainda são comuns. "Paparazzi" é o significado plural.
- Parece que o termo "paparazzo" foi cunhado pelo próprio Federico Fellini. Paparazzo significa "pardal" em um dialeto italiano (em uso normal, o italiano para "pardal" é "passero"). Fellini explicou que os fotógrafos que pulavam e corriam pelas celebridades o lembravam pardais.
- O filme não foi lançado na Espanha até 1981 por causa da censura moral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário