Cidadão Kane (AVi) - Legendado
Curiosidade: Em votação realizada em 1998 pelo American Film Institute, "Cidadão Kane" foi escolhido o melhor filme de todos os tempos.
Ficha do Filme:
Título Original: (Citizen Kane)
Lançamento: 1941 (EUA)
Direção: Orson Welles
Atores: Orson Welles, Joseph Cotten, Dorothy Comingore, Agnes Moorehead.
Duração: 119 min
Gênero: Drama
Distribuição em DVD: Warner
Dados do Arquivo:
Qualidade: DVDRip
Formato: AVi
Áudio: Inglês
Legenda: Português
Codec de Audio: AC3
Codec de Vídeo: XviD
Tamanho: 1,01 Gb
Cor: Preto e Branco
Servidor: Ulozto / Minhateca
BAIXAR FILME
LEGENDA
TORRENT
Elenco:
Orson Welles
(Charles Foster Kane)
|
Joseph Cotten (Jedediah Leland)
Dorothy Comingore (Susan Alexander)
Agnes Moorehead (Srta. Mary Kane)
Ruth Warrick (Emily Norton Kane)
Ray Collins (James "Jim" W. Gettys)
Erskine Sanford (Herbert Carter)
Everett Sloane (Bernstein)
William Alland (Jerry Thompson)
A História do Filme: Quando dirigiu, produziu, protagonizou e foi co roteirista de Cidadão Kane, Welles tinha 25 anos e conquistara fama no rádio: em 1939 fez história ao transmitir programa que simulava uma invasão dos Estados Unidos por marcianos. A primeira entrada da reportagem no ar relatou acontecimentos imprecisos que, nos flashes seguintes, foram se tornando cada vez mais claros e ameaçadores; eram entrevistados populares, autoridades, especialistas etc., compondo um quadro cada vez mais assustador. Baseado no livro A Guerra dos Mundos, de H. G. Wells, o show radiofônico criou habilmente a ilusão de veracidade, levando os ouvintes ao pânico.
Graças à notoriedade assim conquistada, o diretor novato recebeu da produtora RKO carta branca para dirigir e um orçamento generoso. Confirmando sua índole polêmica, ele fez um filme no qual se identificavam alusões ao magnata das comunicações William Randolph Hearst.
A história conta como o repórter Thompson (Joseph Cotten) reconstitui a trajetória do empresário da imprensa Charles Foster Kane (Welles), buscando decifrar o significado de sua última palavra no leito de morte: "rosebud". A morte de Kane comovera a nação e descobrir o porquê daquela palavra se torna uma obsessão para o jornalista, que acredita poder encontrar nela a chave do significado daquela vida atribulada.
O repórter entrevista, então, as pessoas próximas ao figurão. Um emaranhado de informações vai se costurando à frente dos olhos do espectador, desde a infância pobre, revelando um Kane por vezes perturbado, mas sempre ambicioso. Essa multiplicidade de fontes usadas pelo repórter cria um conjunto de perspectivas diferentes, funcionando como peças do quebracabeças que os espectadores vão montando.
Kane herda uma fortuna e deixa de viver com os pais para ser criado por um banqueiro, Walter Parks Thatcher (George Coulouris). Dentre todos os negócios que passam às suas mãos na maioridade, resolve dedicar se a um dos menos rentáveis: um jornal convencional e pouco influente.
Atraindo as estrelas dos veículos concorrentes com salários maiores e praticando um jornalismo agressivo (que freqüentemente descamba para o sensacionalismo), Kane consegue sucesso como homem de mídia, criando uma reputação de campeão dos pobres e oprimidos. Tenta carreira na política, concorrendo a governador como candidato independente; quando parece ter a vitória nas mãos, um escândalo provoca sua derrota. Depois de dois casamentos fracassados, passa seus últimos dias sozinho no palácio que construiu e para o qual levou tudo que o dinheiro podia comprar desde obras de arte de valor inestimável até os animais mais exóticos do planeta.
O filme faz uso de flashbacks, sombras, tem longas seqüênciãs sem cortes, mostra tomadas de baixo para cima, distorce imagens para aumentar a carga dramática; a iluminação é pouco convencional, o foco transita do primeiro plano para o background, os diálogos são sobrepostos e os closes usados com contenção. Revolucionário.
O personagem central vai, aos poucos, perdendo suas virtudes e aumentando seus defeitos. Pode ser visto retrospectivamente como alguém amargo, sombrio, arrogante, manipulador, cruel e impiedoso. Sua trajetória, no entanto, encerra muito do sonho americano: idealismo, espírito de iniciativa, fama, dinheiro, poder, mulheres, imortalidade.
O óbvio paralelo de Kane (e seu Inquirer) com Hearst (e seu Exnminer) gerou controvérsias e pressões para impedir a montagem e exibição do filme. As similaridades são muitas: Kane construiu um palácio extravagante na Flórida, Hearst tinha um em San Simeon; o personagem teve um caso com uma cantora sem talento, Susan Alexander (Dorothy Comingore), lembrando o que Hearst teve com a jovem atriz Marion Davies. Enquanto o magnata da vida real comprou o estúdio Cosmopolitan Pictures para promover o estrelato de Davies, Kane comprou para Susan um teatro. Entretanto, enquanto Hearst nasceu rico, Kane era filho de uma família humilde.
Prêmiação:
Oscar
Venceu
Melhor Roteiro
Indicado
Melhor Filme,
Melhor Ator,
Melhor Direção de Arte,
Melhor Diretor,
Melhor Montagem,
Melhor Trilha Sonora,
Melhor Som e
Melhor Fotografia.
Associação de Críticos de Nova York
Venceu
Melhor Filme
Sem legenda:
ResponderExcluirEste arquivo não existir, o acesso ao seguinte arquivo é limitada ou foi removido devido a violação de direitos autorais.
Boa tarde, Toni Meiras. Novos links postados para baixar o filme e a legenda. Bom filme.
ResponderExcluirNão a toa que esse é considerado o melhor filme do século XX. Só faltou cor, mesmo assim, o preto e branco caiu melhor para a estória contada, de dor e tristeza. Mostra a questão do existencialismo dos milionários quase sempre em crise. Garoto rico herda fortuna mas nunca é feliz na sua vida. Perde todos seus amigos verdadeiros e esposas se isolando pra manter seu poder, ostentação e riqueza, terminando mais só do que quando garoto e ficou órfão. Começa o filme ele é garoto brincando num trenó na neve sem preocupações, avança um pouco e já é um jovem jornalista idealista liberal e quase anarquista querendo "conquistar o mundo". Depois que tenta entrar para política começa sua decadência pessoal, mesmo sendo ainda rico, vai envelhecendo como um homem recluso e estranho. Por ser órfão e rico não entende como fazer ou ser um amigo verdadeiro, quer ser amado a qualquer preço e pensa em viver comprando amigos, nessa loucura perde o único e verdadeiro amigo que tem, o sincero Liland. No início e final do filme Orson destaca bem a placa "Não ultrapasse" na propriedade de Kane, querendo indicar com isso um limite onde o ser humano deve procurar não ir, não seguir aquele estilo de vida de Kane. No fim da vida Kane se recorda da única coisa que valeu a pena pra ele: brincar despreocupadamente com seu trenó "Rouseband" na neve. Um filme de reflexão sobre a vida, sobre o que é importante, o que é relevante durante nossa passagem por esse mundo como ser existencial e consciente. Não só a busca insana por poder e dinheiro, mas como dizem, aproveitar a viagem não somente o destino.
ResponderExcluir